Especialistas recomendam que trabalhadores se filiem aos sindicatos
- Sisempa

- 23 de jan. de 2019
- 1 min de leitura

O professor de direito trabalhista Ricardo Calcini e o sociólogo e Victor Pagani, supervisor do Departamento Intersindical de Estatísticas Socioeconômicas de São Paulo (Dieese-SP), listaram uma série de motivos que os trabalhadores deveriam levar em conta para se filiarem aos sindicatos de suas categorias. Os apontamentos foram feitos a pedido do Uol, um dos maiores portais de notícias do Brasil.
A principal conclusão dos especialistas é que em um momento de crise, mais do que nunca, filia-se ao sindicatos pode não apenas fortalecer as categorias, mas, também, garantir benefícios que muitos trabalhadores perderam com a depressão econômica, como os planos de saúde.
"Muitos desempregados ou trabalhadores que perderam renda tiveram de abandonar seus planos de saúde, por exemplo. Assistência médica é um dos benefícios que vários sindicatos oferecem", registra a reportagem.
"Além de negociar salários e outras condições de trabalho com os patrões, os sindicatos têm uma série de serviços com preços reduzidos ou de graça, como advogados, cursos, atividades esportivas", prossegue o texto.
A matéria também ressalta que o sindicato oferece apoio jurídico para causas trabalhistas.
A maioria dos benefícios citados na reportagem são oferecidos pelo Sisempa. Conheça aqui o pacote de serviços e a rede de parceiros que sindicato disponibiliza para os filiados.
Além de todos os benefícios, o sindicato é a instância legítima de defesa e ampliação dos direitos dos trabalhadores. Quanto mais filiados, maior o poder de negociação. Portanto, filiar-se ao órgão que representa sua categoria é, antes de tudo, um ótimo negócio.
Venha para o Sisempa! Já é filiado? Mostre este conteúdo para um colega não filiado e ajude a fortalecer sua classe.




Comentários